SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TAXAS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UM IMÓVEL

SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TAXAS DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE UM IMÓVEL

Se você está prestes a adquirir um imóvel é necessário que saiba que os custos vão além do valor a ser pago pelo bem que você está comprando. Até que o imóvel passe para o seu nome, há um processo que envolve gastos com impostos, emolumentos de cartórios e certidões.

Na hora de fechar a conta, é essencial que você acrescente esses custos para evitar surpresas. É bom lembrar que os valores são variáveis e oscilam de acordo com o seu município.

As principais taxas são o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado pela Prefeitura, os custos com a escritura pública, que é cobrada pelo Tabelionato de Notas, as taxas com o agente financeiro, quando há financiamento bancário e/ou FGTS, e o registro da compra do imóvel, que é cobrado pelo Cartório de Registro de Imóveis competente. Cabe ressaltar que a escritura pública é cobrada apenas nos casos em que o imóvel é comprado sem financiamento bancário. Pois, em casos de financiamento imobiliário, o contrato emitido pelo banco tem caráter de escritura pública de compra e venda. E, quando a compra é realizada com a utilização de crédito imobiliário, o cliente pode verificar com a instituição financeira a possibilidade de financiar um valor para o pagamento das taxas relativas à transferência do imóvel.

cropped-logo-cabeçalho-2

Copyright © 2020 - Desenvolvido por Agência Valori